Translate

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Parte II - Separando os materiais secundários (FELTRO)

Continuando a falar um pouco mais sobre as fofuras que podemos fazer com o feltro.

Se vocês apenas por curiosidade pesquisarem no google, peças em feltro, terão uma infinidades de coisas, apliques, bichinhos, decoração, umas mais fofas que as outras.

Quando eu mesmo faço essas pesquisas dá vontade de fazer tudo e mais um pouco. Dessa forma eu criei um acervo pessoal, onde tem todas as inspirações que pesquiso pela net ou que recebo de alguém, aí eu já passo para o acervo e deixo lá esperando uma oportunidade para me inspirar e fazer.

Mas... tudo começou com a vontade de querer fazer, e fui pesquisando e pesquisando para começar a colocar a mão na massa, quer dizer, a mão no feltro.

Então .... Vamos para a segunda parte dos materiais para trabalhar com o feltro???

Anotem aí:

Lados do feltro:

Você sabia que o feltro tem dois lados??? Pois é, nem eu sabia disso!!!
Chamamos de lado avesso e lado direito. A primeira vista pode ser que não consiga achar a diferença, mas tem sim..O lado que é mais grosseiro, furadinho e se você puxar um pouquinho e começar a desfiar é o lado avesso... Agora se você ver que um lado é mais lisinho é o lado direito. Retirei essa foto abaixo da net para que consiga saber a diferença.

                     
                                        Foto retirada da web


Moldes (como fazer):

Para fazer os moldes você precisará de um desenho que queira utilizar para fazer a peça, normalmente dependendo do que você vai querer basta ir ao Google mesmo, que tem uma vasta opção quanto a isso. Além disso tem muitas artesãs que vendem apostilas, entre em contato com elas pode valer muito a pena!!!

Molde escolhido, pode ser impresso em impressora normal, ou se você não tiver impressora pode pegar um papel mais transparente, colar uma fita crepe no monitor do computador com o papel e sair desenhando por cima mesmo (já fiz muitoooo isso).

Os moldes podem ser feitos de vários outros materiais, desde que seja mais durinho. Por exemplo: o acetato, chapa de radiografia, cartolina, papel cartão, papelão mais fino ou até mesmo caixinha de leite. O que eu mais utilizo é o papel cartão.

Após escolher o tema risque no material da escolha e recorte-o, da maneira da foto.

                     


Um alerta: Os moldes feitos com acetato dura mais tempo que os de papel por exemplo, então escolha o que mais vai atender a sua necessidade ok?

E sempre se organize a guardá-los ou por temas ou até mesmo por tamanhos, pois com certeza irá usar muito depois. Eu guardo em envelopes etiquetados por temas, mas você pode se organizar como preferir.


Riscar o feltro:

Quando for utilizar o molde para riscar o feltro você precisa fazer essa etapa no avesso do feltro. Irá riscar de modo "espelhado", pois o lado certo da costura da peça será o lado direito (o lado não riscando). Então lembre-se de usar o molde do lado contrario ao desenho que deseja.

Para riscar o feltro você pode utilizar qualquer caneca esferográfica de preferência com ponta fina, sempre utilizo de duas cores, a preta ou a vermelha, mas caso for riscar o feltro preto poderá utilizar lápis para marcar tecido escuro, vende em loja de tecidos também, ou pode fazer com lápis de olho, cor branco no improviso.



Foto tirada da web












Riscar o molde contornando todo o desenho que irá cortar.









Em algumas peças (dependendo do molde que vai usar e o que vai fazer) será necessário fazer em duas partes, assim como o modelo da foto. Então precisará riscar dois iguais para que na hora de costurar fiquem unidas.




Hora de Cortar:

Utilize o máximo de espaço que tiver, tanto na hora de riscar quanto de cortar, pois sempre haverá sobras de feltro e acredite....vai precisar desses retalhos futuramente, seja para usar como enchimentos ou para fazer pequenos detalhes para alguma peça: florzinhas, olhinhos, asas de pássaro, cabelinhos etc.

Sempre quando for cortar procure fazer isso bem rente ao contorno assim não aparecerá na hora de costurar e o corte ficara mais liso possível, sem marcações.




Para trabalhar com feltro não requer experiência, se você já tiver a vontade basta!!! De resto o que vai contar serão as técnicas que você aprenderá por aqui ou em inúmeras sugestões que tem pela net. Lembrando que cada artesão trabalha com um tipo de técnica, isso não quer dizer que um é mais certo que o outro, apenas são diferentes, cabe a você definir qual a melhor técnica a ser utilizada para os seus trabalhos.

Agora que já temos todos os materiais separados, vamos começar a aprender sobre os pontos caseado e ponto atrás, são esses pontos que são muito usados nas costuras em feltro. no próximo post explicarei melhor sobre essas técnicas.

Vejo você por la.!!! <3



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que vocês acharam???