Translate

sábado, 31 de dezembro de 2016

Móbiles e Enfeite de porta

Tanto os móbiles quanto os enfeites de porta são itens que deixam um certo charme no local, seja na parede, na porta, em berços, na porta da maternidade, na entrada da casa ou pendurados no teto. 

Existem diversos modelos, na vertical, na horizontal, com uma peça apenas ou em conjunto.

Cada modelo produzido no Atelier é exclusivo e praticamente 100% feito á mão. Com um toque super especial, com carinho e amor depositado em cada ponto e detalhe.

Então, escolha um modelo e peça o seu também..... 











(caso tenha algum modelo que queiram e não tem aqui como exemplo, favor entrar em contato para consulta de orçamento).

Bjks

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Laço feito com feltro

Criar um laço com feltro nunca foi tão fácil.

Esse item pode ser utilizado de várias maneiras, dá para usar como presilhas de cabelo, broches, aplicar numa peça de feltro (talvez uma boneca), na decoração de painéis, na roupa, no sapato infantil, na tiara, e muitos outros itens pode ser usado, basta usar a imaginação.

Além disso, é super rápido de fazer.... Vamos colocar a mão na massa!!!!

Anote aí os Materiais:
  • Feltro estampado ou liso (da cor que desejar)
  • Cola quente;
  • Mini bico de pato para cabelo ou tiara (opcional)

No vídeo a seguir, vou mostrar o passo a passo para você fazer o laço em casa. Vai ver que é fácil de confeccionar e muito gostoso também. Bora fazer???


Tutorial Atelier Judy Artes.


Espero que tenham gostado!!!!

Bjks <3



domingo, 11 de dezembro de 2016

Mini móbile - PAP




O móbile além de ser um objeto decorativo para o quartinho do bebê, é ótimo para o desenvolvimento deles, pois ajudam a estimular as habilidades de percepção e visual dos babys. Esses objetos são sempre bem vindos no quartinho deles, podem ser usados pendurados no berço, no lustre, no teto ou então na janela, dependendo do seu formato pode ser até mesmo colocado na parede como enfeite.

Preparei esse PAP (passo a passo) de um mini móbile para que vocês consigam fazer em casa um.
Vão perceber que não tem muito segredo e até quem não tem assim tanta prática com costura ou trabalhos manuais podem desenvolver essa coisinha fofa.


Vamos para a lista de Materiais da primeira etapa do móbile:

  • Círculo de MDF do tamanho de 6 cm de diâmetro;
  • Tinta utilizada em artesanato de cor azul (ou qualquer outra cor que desejar);
  • Pincel não muito grosso;


                          

Lista de Materiais da segunda etapa:
  • Molde do personagem ou figura que vai compor o móbile (nesse caso eu escolhi fazer de estrelas e nuvens) - Dica: você pode pesquisar na internet um desenho e imprimir, ou utilizar a criatividade para desenhar o que você quiser;
  • Tecido em feltro
  • Linha e agulha de meada na cor do tecido;
  • Enchimento acrílico;












Qualquer duvida que tiver com relação ao material acima dessa etapa, veja esse post anterior aqui.


Lista de Materiais da terceira etapa:
  • Tesoura;
  • Círculo acrílico pequeno;
  • O Círculo de madeira já pintado;
  • Dois pedaços de fita de cetim;

Desculpem, mas esqueci um item na foto, o fio cordone encerado (é uma especie de barbante só que mais fino e brilhoso). Ah!!! e miçangas...


                       


Começando o PAP (passo a passo):


  1. Comece pintando o circulo de MDF na cor desejada, frente e verso e espere secar;
  2. Enquanto isso, comece a costurar os itens escolhidos, com os pontos de costura que preferir. Deixando uma "brechinha" para o enchimento ok? Assim como na foto abaixo;
                               


     3. Terminado as costuras, os itens ficaram assim: 


                        


Usei o feltro nas cores amarelo bem clarinha com bolinhas brancas para as estrelinhas e para as nuvens eu usei um azul claro com bolinhas brancas, um azul claro porem com um tom a mais que o outro das bolinhas e um azul escuro. 
As miçangas eu separei a azul, amarela e transparente, tanto as pequenas e como também as grandes.


     4. Medi uns 20 cm de fio cordone encerado azul para começar a montar os penduricos do mini móbile, comecei colocando o pingente maior que tem um furo lateral bem na ponta dele acima e dei um nózinho, e coloquei mais uma miçanga transparente.

                         

       5. Na outra ponta do fio peguei uma agulha que tem uma abertura maior na ponta e puxei um pedacinho do fio para que eu conseguisse passar por dentro das nuvens e estrelas, e assim fui intercalando também com algumas miçangas;



                       
   
Fiz três penduricos desse para colocar.


       6. Na segunda etapa, peguei o círculo acrílico e  a fita de cetim, medi ela ao meio ponta com ponta. Dei uns pontinhos com a fita (nas duas fitas) e ficaram com 4 pontas, como figura abaixo. Reservei ao lado para começar com a montagem do móbile:



                                  



        7. Peguei os penduricos feitos e amarrei no círculo de mdf, dando um espaço de mais pu menos 3 dedos entre eles. Aperte bem, pois esse fio escorrega um pouco.


                                                                             


         8. Para finalizar usei essa fita chamada de Grelot (mais conhecida como fita pompom), nas laterais até mesmo para esconder as imperfeições e dar um toque mais charmoso. Ah! colei com cola quente.





































E por fim, esse é o resultado, um mini móbile rápido de fazer e vai dar aquele toque especial no quartinho do seu baby.



                            


Quem fizer o teste me manda para que eu possa postar para o pessoal também possa se inspirar ok????

Dessa forma você poderá fazer maiores com o tempo e vai ver como é divertido usar a imaginação e o coração.



bjks <3

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Impermeabilizar o Feltro ou Tecido

Mais uma dica muito importante e essencial para se trabalhar com o feltro ou o tecido. 

Você pode impermeabilizar o feltro, utilizando a Termolina Leitosa. Esse produto pode ser encontrado em qualquer armarinho ou locais que vende tecidos, não é um produto caro (paguei no meu tubinho cerca de 5,00 por 100 ml) e de fácil manuseio. Para ficar mais fácil ainda, existem muitas receitinhas por aí na internet que são caseiras, caso não queira comprar a termolina. (mas vou passar a minha receitinha ta!?!)


          imagem tirada da web


Por que usar??? Quais produtos que deve ter??? Como usar???

Vamos em partes....

Porque???

Porque se você impermeabilizar o seu tecido dará mais durabilidade a peça, seja ela uma boneca de pano, uma guirlanda, um chaveiro, uma capa de caderneta de vacina, etc. Particularmente eu uso para todos os meus trabalhos com o feltro, as vezes utilizo antes de começar ou então na finalização para dar o toque final. 
Além de agir como um impermeabilizante de tecido, a termolina vai ajudar a não desfiar os fios, deixando o artesanato com um acabamento mais profissional e ajudar a peça manter uma vida mais útil, sem juntar as famosas bolinhas.


Quais produtos usar??

Vamos a receita.. você vai precisar de:


  • 300 ml de água;
  • 30 ml de termolina leitosa;
  • 30 ml de álcool comum;
  • borrifador;
  • pote para fazer a mistura;
Despeje tudo no pote e mistura bem. Coloque no borrifador e aplique levemente ao tecido do feltro.
Deixe secar ao sol ou apenas ao vento. Não há uma regra quanto a isso.
Caso queira primeiro experimentar o produto antes de sair passando em todos os feltros que tem, pegue apenas um pequeno pedaço e vai colocando a intensidade que deseja.


Como usar???

A intensidade e quantidade do produto vai depender de como você quer que fique o seu tecido, por exemplo, para miudezas e detalhes é mais indicado borrifar mais, assim ele vai ficar mais firme. O ponto dele para trabalhos em geral é maleável, porém durinho. 

Lembrando que ela não tem a mesma função da termocolante viu!!Serve apenas para impermeabilizar o tecido.

Nessa minha receitinha deu uns 500 ml de produto, guardei em uma garrafinha plástica mesmo, e pode permanecer assim durante 45 dias para usar nos outros tecidos.

Veja qual a melhor opção para utilizar, como mencionei acima, não há uma regra a se usar. Tem peças que usei antes de riscar e cortar, mas também já usei na finalização da peça, para ficar mais firme e dar o acabamento final.


Feito isso e o pedaço do tecido seco, vamos para as etapas, riscar, cortar e casear!!! 


bjks

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Parte II - Separando os materiais secundários (FELTRO)

Continuando a falar um pouco mais sobre as fofuras que podemos fazer com o feltro.

Se vocês apenas por curiosidade pesquisarem no google, peças em feltro, terão uma infinidades de coisas, apliques, bichinhos, decoração, umas mais fofas que as outras.

Quando eu mesmo faço essas pesquisas dá vontade de fazer tudo e mais um pouco. Dessa forma eu criei um acervo pessoal, onde tem todas as inspirações que pesquiso pela net ou que recebo de alguém, aí eu já passo para o acervo e deixo lá esperando uma oportunidade para me inspirar e fazer.

Mas... tudo começou com a vontade de querer fazer, e fui pesquisando e pesquisando para começar a colocar a mão na massa, quer dizer, a mão no feltro.

Então .... Vamos para a segunda parte dos materiais para trabalhar com o feltro???

Anotem aí:

Lados do feltro:

Você sabia que o feltro tem dois lados??? Pois é, nem eu sabia disso!!!
Chamamos de lado avesso e lado direito. A primeira vista pode ser que não consiga achar a diferença, mas tem sim..O lado que é mais grosseiro, furadinho e se você puxar um pouquinho e começar a desfiar é o lado avesso... Agora se você ver que um lado é mais lisinho é o lado direito. Retirei essa foto abaixo da net para que consiga saber a diferença.

                     
                                        Foto retirada da web


Moldes (como fazer):

Para fazer os moldes você precisará de um desenho que queira utilizar para fazer a peça, normalmente dependendo do que você vai querer basta ir ao Google mesmo, que tem uma vasta opção quanto a isso. Além disso tem muitas artesãs que vendem apostilas, entre em contato com elas pode valer muito a pena!!!

Molde escolhido, pode ser impresso em impressora normal, ou se você não tiver impressora pode pegar um papel mais transparente, colar uma fita crepe no monitor do computador com o papel e sair desenhando por cima mesmo (já fiz muitoooo isso).

Os moldes podem ser feitos de vários outros materiais, desde que seja mais durinho. Por exemplo: o acetato, chapa de radiografia, cartolina, papel cartão, papelão mais fino ou até mesmo caixinha de leite. O que eu mais utilizo é o papel cartão.

Após escolher o tema risque no material da escolha e recorte-o, da maneira da foto.

                     


Um alerta: Os moldes feitos com acetato dura mais tempo que os de papel por exemplo, então escolha o que mais vai atender a sua necessidade ok?

E sempre se organize a guardá-los ou por temas ou até mesmo por tamanhos, pois com certeza irá usar muito depois. Eu guardo em envelopes etiquetados por temas, mas você pode se organizar como preferir.


Riscar o feltro:

Quando for utilizar o molde para riscar o feltro você precisa fazer essa etapa no avesso do feltro. Irá riscar de modo "espelhado", pois o lado certo da costura da peça será o lado direito (o lado não riscando). Então lembre-se de usar o molde do lado contrario ao desenho que deseja.

Para riscar o feltro você pode utilizar qualquer caneca esferográfica de preferência com ponta fina, sempre utilizo de duas cores, a preta ou a vermelha, mas caso for riscar o feltro preto poderá utilizar lápis para marcar tecido escuro, vende em loja de tecidos também, ou pode fazer com lápis de olho, cor branco no improviso.



Foto tirada da web












Riscar o molde contornando todo o desenho que irá cortar.









Em algumas peças (dependendo do molde que vai usar e o que vai fazer) será necessário fazer em duas partes, assim como o modelo da foto. Então precisará riscar dois iguais para que na hora de costurar fiquem unidas.




Hora de Cortar:

Utilize o máximo de espaço que tiver, tanto na hora de riscar quanto de cortar, pois sempre haverá sobras de feltro e acredite....vai precisar desses retalhos futuramente, seja para usar como enchimentos ou para fazer pequenos detalhes para alguma peça: florzinhas, olhinhos, asas de pássaro, cabelinhos etc.

Sempre quando for cortar procure fazer isso bem rente ao contorno assim não aparecerá na hora de costurar e o corte ficara mais liso possível, sem marcações.




Para trabalhar com feltro não requer experiência, se você já tiver a vontade basta!!! De resto o que vai contar serão as técnicas que você aprenderá por aqui ou em inúmeras sugestões que tem pela net. Lembrando que cada artesão trabalha com um tipo de técnica, isso não quer dizer que um é mais certo que o outro, apenas são diferentes, cabe a você definir qual a melhor técnica a ser utilizada para os seus trabalhos.

Agora que já temos todos os materiais separados, vamos começar a aprender sobre os pontos caseado e ponto atrás, são esses pontos que são muito usados nas costuras em feltro. no próximo post explicarei melhor sobre essas técnicas.

Vejo você por la.!!! <3



terça-feira, 27 de setembro de 2016

Como cuidar das peças em Feltro.


Tem alguns tecidos que possuem em sua limpeza métodos mais simples de lavagem (o cuidado simples que falo é colocar na maquina dentro daqueles saquinhos especiais e pronto!!! rsrsrs), porém as peças feitas em feltro requer um cuidado especial, para não danificá-las e manter sempre bonita.

Eis uma dica para cuidar desses mimos:


  • Lavar com sabão neutro;
  • Não usar água quente na peça;
  • Não esfregar e nem torcer, apenas apertar para tirar o excesso de água;
  • Enxaguar bem para não deixar resíduo de sabão;
  • Deixar secar a sombra;
  • Não usar secadora com vapor quente, pois existem algumas peças que possuem a utilização de cola quente em sua confecção, dessa forma a cola poderá derreter e danificar a peça;

O feltro é um tecido que pode fixar aquelas bolinhas com o tempo (se caso não tenha a impermeabilização, que também falarei nos próximos posts.), mas não se preocupe, tem dica para isso também.

Para retirar essas bolinhas já existentes. Pegue uma tesoura e corte rente a peça uma a uma, não raspe-as com navalha e cuidado para não cortar nenhum detalhe da peça. Você poderá utilizar também aqueles aparelhos chamados "papa bolinhas", são encontrados em lojas de utilidades domesticas.

É isso!!!

Até a  próxima dica.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Como conquistar clientes!!!

Tenho recebido algumas perguntas sobre o assunto em alguns grupos que participo de artesanato.

Visto que algumas pessoas tem dificuldade em captar clientes vou aqui dar o meu "pitaco" sobre a minha experiencia (ênfase no "minha", pois é o meu método, não serve de regras ok??).

Bom... o artesanato por si só vende sozinho. Uma pessoa adquire o seu trabalho, expõe no local desejado aí alguém vê, que também gosta da peça e pede encomenda e depois recomenda a outros e por aí vai. A divulgação no boca a boca é um ótimo método. 

O negócio mesmo é que se você quer entrar nesse mundo "competitivo" (apenas no modo de dizer, pois tem muita gente capacitada por aí, mas a união entre artesãos é coisa linda, sempre tem alguém pronta para nos acudir em alguma dúvida nos grupos e fóruns da vida rsrssr) é a divulgação do seu trabalho por foto. Para isso é preciso criar esses meios de comunicação. O facebook tem sido um grande aliado para muitos artesãos e até mesmo para outros produtos, pois a comunicação é imediata, hoje em dia através do seu perfil você cria uma pagina para publicar o seu trabalho, dentro dessa pagina pode ser criado uma loja virtual que é muitooooo útil. Falando ainda em facebook existem os grupos que são maravilhosos e como eu faço essa capitação nos grupos???? Pois bem, precisa segmentar o seu tipo de cliente, por exemplo, se o meu trabalho é mais voltado para artigos de bebes e crianças eu preciso ir de encontro a essas pessoas, principalmente as mamães que ficam alucinadas pelas coisas fofas que tem por ai para os babys (sei bem e sofro também com isso, principalmente porque tenho duas meninas). Nesse caso posso entrar em um grupo de mamães, grupos de artesanatos de bebes da sua cidade, ou de venda de artigos de bebes, e por aí vai.

O facebook é o que mais me dá retorno a essas divulgações que faço, logico que não vai ser tão rápido assim, postou - vendeu, pode demorar um pouco, mas o segredo é a persistência. E claro!!! vá direto ao alvo, como no exemplo acima.

Além disso você pode criar outros meios, por exemplo, eu pensei naqueles que não utilizam face, que por sinal é um publico grande viu gente!!! Tenho notado isso com alguns clientes que já tive e me acionaram pelo whats para que eu pudesse passar orçamento. Pensando então nesse tipo de cliente eu resolvi criar o blog, que já era um desejo meu de longa data rsrsrs, mas ficou faltando aquele empurrãozinho. Então apostem no blog também, ou então em sites gratuitos, que você mesmo pode montar.

O segredo é sempre trabalhar com amor e dedicação. 

O artesanato é trabalhoso, leva tempo e horas de aprendizado. Caprichar no acabamento é de muita importância, pois um produto de qualidade sempre vai diferenciar dos demais e as pessoas veem isso e com certeza indicará para outras pessoas. Imagine chegar o momento em que você terá de dispensar trabalho porque está lotado de encomendas???

Importante salientar que o artesanato não me deixou rica financeiramente, mas me ajuda e muito na renda. O que enriquece sempre é um elogio sincero, ou quando vemos a peça lá vistosa decorando o ambiente, ou quando alguém olha e admira o seu trabalho... é muito gostoso sentir isso e vale a pena cada momento de dedicação. 

Fiquem atentos nessas palavras da figura abaixo:


Créditos ao editor, imagem tirada da web

Aos meus clientes lindos muito obrigada!!!!

Espero de coração que eu consiga ter sanado mais essa dúvida.

bjokas


segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Parte I - Materiais Básicos para Feltrar

Quando eu comecei a ter em mente que queria entrar nesse mundo lindo do feltro, me fiz uma pergunta: O que eu preciso para começar??

Lógico que para começar é preciso gostar, ter bastante paciência (feltrar exige uma certa paciência rsrs) e um certo dom para o artesanato. Mas não quer dizer que você também não possa se aventurar em modelinhos que não exigem tanto da experiencia como artesã.

Algumas pessoas até me perguntam se fiz algum curso para começar a trabalhar com o feltro, ou qualquer outra peça que eu faço. E minha resposta de sempre .... Inicialmente não fiz nenhum curso. Claro que para se aperfeiçoar é necessário adquirir e pesquisar algumas técnicas que tem por aí, até para agregar valor a novas peças e claro sempre fazer cada detalhe com aquela perfeição que admiro tanto nas fotos dos colegas artesãs (vamos ser sinceros né...tem cada peça que eu vejo que eu fico babando e louquinha para fazer e ver no que sai).

Pessoal quem mais me ajudou a saber o pouco que sei hoje é nada mais nada menos que o Google... Isso mesmo!!! Você encontra praticamente tudo pesquisando pela net, cursos, apostilas, moldes gratuitos, modelos para inspiração, cursos on line gratuitos ou pagos, grupos e fórum sobre o assunto, enfim tem muita coisa legal que você pode aprender apenas fazendo um clique.

Mas, a pedidos de alguns srsrsrs vou colocar a seguir os itens primordiais para você começar a feltrar.
(Porque coisa boa e gostosa de fazer a gente tem que compartilhar).

Anote aí os itens necessários:

  • Linhas de meadas, pesponto ou de costura comum;
  • Tesoura;
  • Feltros coloridos ou estampados;
  • Colas;
  • Enchimento;


Linhas: As linhas eu utilizo conforme o trabalho que for fazer, então vai depender muito, por exemplo, se eu quero transparecer mais delicadeza ao trabalho utilizo a linha de meada (aquelas que também se utiliza em ponto cruz). Caso eu queira destacar algum detalhe com a própria costura ou quero dar mais firmeza ao ponto utilizo a linda de pesponto (a linha de pesponto é mais grossa, então quando eu a uso não coloco dois lados na linha, utilizo só uma). Agora quando não tenho a cor desejada na opção da linha de pesponto e de meada vai na linha de costura comum, aí não tem jeito, mas o resultado seria basicamente o mesmo.




Tesouras: A tesoura é um detalhe bem importante nessa lista de material, pois ela precisa estar afiada para que o corte saia bonito e perfeito sem desfiar o tecido. Já ouviu dizer que tesoura de artesã não se mexe???? Pois é verdade!!! Apenas tomar cuidado que quando for cortar os moldes por exemplo e também utilizar a mesma tesoura para cortar o feltro pode fazer com que ela fique "cega", então é importante ter duas tesouras para esses fins. O ideal para fazer cortes de pequenos detalhes em feltro é uma tesoura pequena de ponta fina, pois o corte é mais preciso e detalhado( como essa aí do meio na foto). Eu tenho essa tesoura em "zig zag", ela dá um corte interessante e fique bem legal as peças quando a utilizo.




Feltros: O Feltro você pode utilizar estampado (como os dois de cima da foto) ou o liso (os dois abaixo da foto). Você pode achar feltro um pouco mais "molinho" ou feltros mais durinhos, isso vai depender da marca do feltro, mas é um tecido muito gostoso de se trabalhar. O feltro te uma característica interessante e que as vezes não dá pra perceber em alguns, mas por incrível que pareça o feltro possui o lado avesso e o lado direito (que expliquei aqui). O lado avesso é o lado mais felpudinho onde tem uns furinhos (lado mais grosseiro do feltro), vai ser justamente esse lado que você vai riscar.




Colas: Em especial nos meus trabalhos eu utilizo dois tipos de cola. A cola quente é a que eu mais uso, para colar peças maiores em uma base de guirlanda por exemplo é a mais recomendada porque ela cola mesmo hein!!! Apenas tomem cuidado ao usar a cola quente para que ela não cole os seus dedos (apesar que qual artesã que já não colou os dedos com cola quente??), mas dói, então tomem cuidado redobrado ao manusear a cola quente. Outra opção boa para usar em pequenos detalhes na peça é a cola Pegamil, ótima e recomendo também.




Enchimento: O enchimento mais utilizado nas peças são os de fibra de silicone, ficam mais macios e fofinhos na peça., caso queiram que fiquem mais "firminhos" com esse tipo de enchimento basta colocar mais um pouco da quantidade que deseja. Para aspectos com enchimentos mais retos é bom usar o enchimento de manta acrílica que tem algumas espessuras. Para ajudar e empurrar o enchimento eu sempre utilizo a ponta da tesoura mesmo ou algo pontiagudo, principalmente para preencher os cantos. Além desse tipo de enchimento eu uso o e.v.a. Isso mesmo!!! fica mais firmes e rentes, falarei desse tipo de enchimentos mais detalhados nos próximos posts.


Separou tudinho por aí???

Então aguarde os próximos posts e vamos começar a feltrar!!!!

bjokas

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Chaveiros Personalizados

O chaveiro tem o objetivo de identificação e decoração daquele de quem utiliza.

Aqui no Atelier a produção de chaveiro personalizado tem sido o carro chefe até então. Há diversos temas, cores e tamanhos que pode escolher.

São ideais para utilizar em lembrancinhas para diversas ocasiões: chá de panela, festas infantis, casamento, noivado, chá de bebe, maternidade e nascimento, comemoração de bodas ou para um simples agrado a quem você gosta. 

Olhe só os que já foram produzidos por aqui:




Anjinhos


Florzinhas



Coroas


Cup Cakes



Passarinhos



Corujinhas


Existem muitas inspirações para chaveiros, veja alguns abaixo, retirados da internet e outros realizados no Atelier.











Quer dar um presente super fofo e personalizado??? 
Encomende já o seu chaveiro...