Translate

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Como cuidar das peças em Feltro.


Tem alguns tecidos que possuem em sua limpeza métodos mais simples de lavagem (o cuidado simples que falo é colocar na maquina dentro daqueles saquinhos especiais e pronto!!! rsrsrs), porém as peças feitas em feltro requer um cuidado especial, para não danificá-las e manter sempre bonita.

Eis uma dica para cuidar desses mimos:


  • Lavar com sabão neutro;
  • Não usar água quente na peça;
  • Não esfregar e nem torcer, apenas apertar para tirar o excesso de água;
  • Enxaguar bem para não deixar resíduo de sabão;
  • Deixar secar a sombra;
  • Não usar secadora com vapor quente, pois existem algumas peças que possuem a utilização de cola quente em sua confecção, dessa forma a cola poderá derreter e danificar a peça;

O feltro é um tecido que pode fixar aquelas bolinhas com o tempo (se caso não tenha a impermeabilização, que também falarei nos próximos posts.), mas não se preocupe, tem dica para isso também.

Para retirar essas bolinhas já existentes. Pegue uma tesoura e corte rente a peça uma a uma, não raspe-as com navalha e cuidado para não cortar nenhum detalhe da peça. Você poderá utilizar também aqueles aparelhos chamados "papa bolinhas", são encontrados em lojas de utilidades domesticas.

É isso!!!

Até a  próxima dica.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Como conquistar clientes!!!

Tenho recebido algumas perguntas sobre o assunto em alguns grupos que participo de artesanato.

Visto que algumas pessoas tem dificuldade em captar clientes vou aqui dar o meu "pitaco" sobre a minha experiencia (ênfase no "minha", pois é o meu método, não serve de regras ok??).

Bom... o artesanato por si só vende sozinho. Uma pessoa adquire o seu trabalho, expõe no local desejado aí alguém vê, que também gosta da peça e pede encomenda e depois recomenda a outros e por aí vai. A divulgação no boca a boca é um ótimo método. 

O negócio mesmo é que se você quer entrar nesse mundo "competitivo" (apenas no modo de dizer, pois tem muita gente capacitada por aí, mas a união entre artesãos é coisa linda, sempre tem alguém pronta para nos acudir em alguma dúvida nos grupos e fóruns da vida rsrssr) é a divulgação do seu trabalho por foto. Para isso é preciso criar esses meios de comunicação. O facebook tem sido um grande aliado para muitos artesãos e até mesmo para outros produtos, pois a comunicação é imediata, hoje em dia através do seu perfil você cria uma pagina para publicar o seu trabalho, dentro dessa pagina pode ser criado uma loja virtual que é muitooooo útil. Falando ainda em facebook existem os grupos que são maravilhosos e como eu faço essa capitação nos grupos???? Pois bem, precisa segmentar o seu tipo de cliente, por exemplo, se o meu trabalho é mais voltado para artigos de bebes e crianças eu preciso ir de encontro a essas pessoas, principalmente as mamães que ficam alucinadas pelas coisas fofas que tem por ai para os babys (sei bem e sofro também com isso, principalmente porque tenho duas meninas). Nesse caso posso entrar em um grupo de mamães, grupos de artesanatos de bebes da sua cidade, ou de venda de artigos de bebes, e por aí vai.

O facebook é o que mais me dá retorno a essas divulgações que faço, logico que não vai ser tão rápido assim, postou - vendeu, pode demorar um pouco, mas o segredo é a persistência. E claro!!! vá direto ao alvo, como no exemplo acima.

Além disso você pode criar outros meios, por exemplo, eu pensei naqueles que não utilizam face, que por sinal é um publico grande viu gente!!! Tenho notado isso com alguns clientes que já tive e me acionaram pelo whats para que eu pudesse passar orçamento. Pensando então nesse tipo de cliente eu resolvi criar o blog, que já era um desejo meu de longa data rsrsrs, mas ficou faltando aquele empurrãozinho. Então apostem no blog também, ou então em sites gratuitos, que você mesmo pode montar.

O segredo é sempre trabalhar com amor e dedicação. 

O artesanato é trabalhoso, leva tempo e horas de aprendizado. Caprichar no acabamento é de muita importância, pois um produto de qualidade sempre vai diferenciar dos demais e as pessoas veem isso e com certeza indicará para outras pessoas. Imagine chegar o momento em que você terá de dispensar trabalho porque está lotado de encomendas???

Importante salientar que o artesanato não me deixou rica financeiramente, mas me ajuda e muito na renda. O que enriquece sempre é um elogio sincero, ou quando vemos a peça lá vistosa decorando o ambiente, ou quando alguém olha e admira o seu trabalho... é muito gostoso sentir isso e vale a pena cada momento de dedicação. 

Fiquem atentos nessas palavras da figura abaixo:


Créditos ao editor, imagem tirada da web

Aos meus clientes lindos muito obrigada!!!!

Espero de coração que eu consiga ter sanado mais essa dúvida.

bjokas


segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Parte I - Materiais Básicos para Feltrar

Quando eu comecei a ter em mente que queria entrar nesse mundo lindo do feltro, me fiz uma pergunta: O que eu preciso para começar??

Lógico que para começar é preciso gostar, ter bastante paciência (feltrar exige uma certa paciência rsrs) e um certo dom para o artesanato. Mas não quer dizer que você também não possa se aventurar em modelinhos que não exigem tanto da experiencia como artesã.

Algumas pessoas até me perguntam se fiz algum curso para começar a trabalhar com o feltro, ou qualquer outra peça que eu faço. E minha resposta de sempre .... Inicialmente não fiz nenhum curso. Claro que para se aperfeiçoar é necessário adquirir e pesquisar algumas técnicas que tem por aí, até para agregar valor a novas peças e claro sempre fazer cada detalhe com aquela perfeição que admiro tanto nas fotos dos colegas artesãs (vamos ser sinceros né...tem cada peça que eu vejo que eu fico babando e louquinha para fazer e ver no que sai).

Pessoal quem mais me ajudou a saber o pouco que sei hoje é nada mais nada menos que o Google... Isso mesmo!!! Você encontra praticamente tudo pesquisando pela net, cursos, apostilas, moldes gratuitos, modelos para inspiração, cursos on line gratuitos ou pagos, grupos e fórum sobre o assunto, enfim tem muita coisa legal que você pode aprender apenas fazendo um clique.

Mas, a pedidos de alguns srsrsrs vou colocar a seguir os itens primordiais para você começar a feltrar.
(Porque coisa boa e gostosa de fazer a gente tem que compartilhar).

Anote aí os itens necessários:

  • Linhas de meadas, pesponto ou de costura comum;
  • Tesoura;
  • Feltros coloridos ou estampados;
  • Colas;
  • Enchimento;


Linhas: As linhas eu utilizo conforme o trabalho que for fazer, então vai depender muito, por exemplo, se eu quero transparecer mais delicadeza ao trabalho utilizo a linha de meada (aquelas que também se utiliza em ponto cruz). Caso eu queira destacar algum detalhe com a própria costura ou quero dar mais firmeza ao ponto utilizo a linda de pesponto (a linha de pesponto é mais grossa, então quando eu a uso não coloco dois lados na linha, utilizo só uma). Agora quando não tenho a cor desejada na opção da linha de pesponto e de meada vai na linha de costura comum, aí não tem jeito, mas o resultado seria basicamente o mesmo.




Tesouras: A tesoura é um detalhe bem importante nessa lista de material, pois ela precisa estar afiada para que o corte saia bonito e perfeito sem desfiar o tecido. Já ouviu dizer que tesoura de artesã não se mexe???? Pois é verdade!!! Apenas tomar cuidado que quando for cortar os moldes por exemplo e também utilizar a mesma tesoura para cortar o feltro pode fazer com que ela fique "cega", então é importante ter duas tesouras para esses fins. O ideal para fazer cortes de pequenos detalhes em feltro é uma tesoura pequena de ponta fina, pois o corte é mais preciso e detalhado( como essa aí do meio na foto). Eu tenho essa tesoura em "zig zag", ela dá um corte interessante e fique bem legal as peças quando a utilizo.




Feltros: O Feltro você pode utilizar estampado (como os dois de cima da foto) ou o liso (os dois abaixo da foto). Você pode achar feltro um pouco mais "molinho" ou feltros mais durinhos, isso vai depender da marca do feltro, mas é um tecido muito gostoso de se trabalhar. O feltro te uma característica interessante e que as vezes não dá pra perceber em alguns, mas por incrível que pareça o feltro possui o lado avesso e o lado direito (que expliquei aqui). O lado avesso é o lado mais felpudinho onde tem uns furinhos (lado mais grosseiro do feltro), vai ser justamente esse lado que você vai riscar.




Colas: Em especial nos meus trabalhos eu utilizo dois tipos de cola. A cola quente é a que eu mais uso, para colar peças maiores em uma base de guirlanda por exemplo é a mais recomendada porque ela cola mesmo hein!!! Apenas tomem cuidado ao usar a cola quente para que ela não cole os seus dedos (apesar que qual artesã que já não colou os dedos com cola quente??), mas dói, então tomem cuidado redobrado ao manusear a cola quente. Outra opção boa para usar em pequenos detalhes na peça é a cola Pegamil, ótima e recomendo também.




Enchimento: O enchimento mais utilizado nas peças são os de fibra de silicone, ficam mais macios e fofinhos na peça., caso queiram que fiquem mais "firminhos" com esse tipo de enchimento basta colocar mais um pouco da quantidade que deseja. Para aspectos com enchimentos mais retos é bom usar o enchimento de manta acrílica que tem algumas espessuras. Para ajudar e empurrar o enchimento eu sempre utilizo a ponta da tesoura mesmo ou algo pontiagudo, principalmente para preencher os cantos. Além desse tipo de enchimento eu uso o e.v.a. Isso mesmo!!! fica mais firmes e rentes, falarei desse tipo de enchimentos mais detalhados nos próximos posts.


Separou tudinho por aí???

Então aguarde os próximos posts e vamos começar a feltrar!!!!

bjokas